top of page

CONTEÚDOS

Blog: Texto

Você gostou deste post?

Blog: Depoimentos
0.png

SOBRE CIÊNCIA DE DADOS

Sidney Carlos Ferrari

10 dez 2020

A intensão não é definir Ciência de Dados que pode ser encontrada em diversos livros. O que eu quero é explicar Ciência de Dados e, para isso, vou considerar uma situação que todos nós já deparamos.

Imagine que você foi ao médico porque estava sentindo alguma dor ou com algum outro problema de saúde. O médico te examina e colhe uma série de informações sobre sua saúde como pressão, temperatura, batimentos cardíacos, entre outras. Além disso, observa os resultados dos exames que você levou. Depois que analisou todas essas informações chega a um diagnóstico dizendo qual o seu problema de saúde, o que você exatamente tem. E a partir desse diagnóstico prescreve os medicamentos para o seu tratamento.

Observe que nessa pequena estória existem dados que foram coletados sobre você por meio dos exames de laboratório e do exame feito pelo próprio médico. Com esses dados em mãos o médico analisa-os e, juntando com a experiência do seu trabalho em analisar os mesmos tipos de dados encontrados em outros pacientes e ainda juntando com o seu conhecimento da medicina consegue encontrar um comportamento padrão do porquê das suas dores que traduz no seu diagnóstico médico. O diagnóstico é um padrão que ocorre em todas as pessoas que apresentam determinadas características encontradas nas informações que recebeu dos exames de laboratório e do exame realizado pelo médico.

Caso algum paciente apresente a maioria das características, mas possuem outras que são diferentes isso levaria o médico a modificar o padrão anterior e reformular o seu diagnóstico. Neste caso, dizemos que o médico aprendeu com as informações recebidas do laboratório e do seu próprio exame no paciente e atualizou o seu diagnóstico.

A atitude do médico em aprender com os dados e extrair deles um padrão (o diagnóstico) nos dá uma pequena noção do que faz e do que é a Ciência de Dados.

É evidente que esta estória é bastante singela para explicar Ciência de Dados que é aplicada em situações bem mais complexas, com quantidades de dados exorbitantes, conhecida como Big Data e, ainda, com uma enorme variedade de variáveis a serem consideradas.

Resumindo, Ciência de Dados tem a capacidade de aprender com os dados, descobrir padrões e criar modelos desses padrões e depois utilizar esses modelos para solucionar problemas.

Ciência de Dados é, portanto, uma arte e costumo dizer que:


“Ciência de Dados é a arte de aprender com os dados e reconhecer os padrões neles existentes.”

ESCRITO POR:

Sidney C. Ferrari    (ferrarisc@gmail.com)

Doutor em Engenharia de Produção, professor da Fatec Ourinhos, experiência na área de probabilidade e estatística e consultor em ciência de dados.

bottom of page